VEREADORES RECEBEM DIRETORIA DA OAB SUBSEÇÃO DE AGUDO

por Lidiane Rocha Hennig publicado 13/09/2022 15h08, última modificação 13/09/2022 15h08

Na segunda-feira, 12, os vereadores de Paraíso do Sul receberam a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Agudo, Jonas Marchesan Sartori. Junto com ele, esteve o advogado e integrante da diretoria, Guilherme Bock. Eles dialogaram e pediram o apoio dos legisladores acerca da proposta de criação de uma nova Zona Eleitoral que venha atender os eleitores de Agudo e Paraíso do Sul. Hoje, os agudenses estão ligados a 119ª Zona Eleitoral de Faxinal do Soturno e, Paraíso do Sul precisa se deslocar a Restinga Sêca, na sede da 157ª Zona Eleitoral.

Sartori conta que, analisando as peculiaridades de cada Comarca que compõe a Subseção, especialmente a de Agudo - que possui sérios problemas estruturais de funcionamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral, a formação de uma nova Zona Eleitoral com ambos os municípios é uma possibilidade de qualificação tanto na prestação de jurisdicional eleitoral, como no atendimento ao cidadão em geral por parte do Poder Judiciário. Sartori fez a entrega de um documento à presidente da Câmara, vereadora Patrícia Parreira, em que apresenta a proposta de criação da Zona Eleitoral da Comarca de Agudo composta por 17.797 eleitores.

De acordo com informações, o número respeita o limite mínimo de 17 mil eleitores por Zona Eleitoral, favorecendo a formalização do órgão. Dos 17.797 eleitores, 12.451 são de Agudo e mais 5.346 de Paraíso do Sul. Conforme Patrícia, a proposta foi considerada válida por todos os vereadores, tendo em vista a ligação cultural e a proximidade de Paraíso do Sul com Agudo, facilitando os moradores em eventuais deslocamentos. A presidente informou que a Câmara de Vereadores elaborará uma Moção de Apoio à iniciativa e os edis ainda colocaram as forças políticas de suas bancadas à disposição para os demais trâmites da proposta.